Explorando a ideia da identidade como a igualdade de um elemento em relação a ele mesmo e matriz como lugar onde alguma coisa se gera ou se cria, a exposição coletiva Identidade Matriz busca apresentar marcas e particularidades presentes nas produções selecionadas que passam pelo lugar de fala, gênero, representatividade e engajamento político, tudo pelo olhar apenas artistas mulheres. A mostra se despede este mês da Christal Galeria, no Recife, podendo ser apreciada até esta sexta-feira (28)
A exibição reúne nomes de artistas – todas mulheres – que atuam no cenário regional e nacional, de Norte a Sul do Brasil, como Regina Silveira e Berna Reale. A artista plástica pernambucana, Teresa Costa Rêgo, falecida em 2020, é a homenageada da exposição, com o trabalho “Auto-Retrato”.
”Queremos repercutir a visibilidade da expressão feminina no universo das Artes Visuais”, explica a curadora da galeria, Stella Mendes, que divide o trabalho com o curador Laurindo Pontes.
Participam as artistas Ana Flávia Mendonça; Badida Campos; Berna Reale; Christina Machado; Nathália Ferreira e Ianah (Coletivo de Arte Urbana PixeGirls); Juliana Notari; Laura Melo; Náiade Lins; Priscila Lins; Regina Silveira e Roberta Guimarães. As obras ficarão disponíveis gratuitamente no catálogo on-line da galeria, para acessar, basta se inscrever na newsletter pelo site da Christal.
Lara Calábria