Essa será a 21ª edição da Parada da Diversidade de Pernambuco, que espera colorir a Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, esperando cerca de 500 mil pessoas. A concentração da parada acontece no Parque Dona Lindu, a partir das 8h, onde serão realizadas falas políticas e apresentações artísticas. O desfile dos 12 trios elétricos está previsto para iniciar às 13h, sentido Padaria Boa Viagem.
Com o tema “Nosso corpo é político e nosso voto é por direitos LGBT”, a parada deste ano busca debater com a população a respeito das eleições que acontecem em outubro, quando o eleitorado brasileiro irá às urnas escolher seus representantes.
PALCO DONA LINDU:
Escola Pernambucana de Circo, Bloco Lírico O Bonde e Manifesto Cultura Popular;
● 08h15 – Entrada de Apresentadores
Nega Jurema, Fabiana, Pablo e Tânia Tumulto;
● 08h30 – Entrada do DJ João Guerra;
● 08h45 – Apresentação Menudos (Fábrica Fazendo Arte);
● 09h15 – Apresentação Like Brasilian Drag Queen;
● 09h45 – Apresentação da Rainha da 2020 Samaha Blush;
● 10h00 – DJ João Guerra
Com participação da Cantora Denise Lima;
● 10h15 – Apresentação de Britney, Chalorte, Dercy, Courtney e Tory;
● 11h30 – Fala da Coordenação da Parada da Diversidade e Apresentação das entidades que compõe o Fórum LGBT;
● 12h00 – Show da Cia do Calypso com participação de Dany Myler;
● 13h00 – Saída da Parada da Diversidade
Organizada pelo Fórum LGBT de Pernambuco, a Parada da Diversidade de Pernambuco já é consolidada como um momento especial para a causa LGBT em nosso estado, reúne pessoas de diferentes orientações sexuais, identidades e expressões de gênero, que acreditam ser importante ter estratégias para resistência, como defende uma das Coordenadoras do Fórum LGBT de Pernambuco, Chopely Santos: “Com os retrocessos que vêm acontecendo a cada dia no Brasil, é preciso unir forças para sobrevivência dos espaços LGBTs que são tão importantes para combater a lgbtfobia. Unir forças, determinação e sabedoria para sobrevivermos ao conservadorismo que cada vez fica mais presente no Brasil.” E por falar em união, Thiago Rocha, também da coordenação colegiada do Fórum LGBT de Pernambuco, convida o público a prestigiar o evento: “A Parada é um ato político de visibilizar os sujeitos LGBTs e pontuar as suas reivindicações. Este é o momento de ficarmos juntos mães, irmãos, pais, filhos, parentes… Juntos somos mais fortes. Vai Passar, nossa luta pela democracia não pode parar” e para Rivânia Rodrigues ”o tema da Parada da Diversidade traz para nós o exercício da cidadania, uma população que precisa ser respeitada, pois é desta forma que chegaremos ao patamar de igualdade!”
Realizada desde o ano de 2002, a Parada da Diversidade de Pernambuco é uma estratégia de luta do movimento em defesa dos direitos sexuais, a partir da qual a visibilidade é encarada como fortalecimento de ações no enfrentamento da homofobia e de promoção da livre expressão da sexualidade. É também um momento de descontração e de celebração do orgulho de ser LGBT.