Vice-presidente eleito e coordenador-geral da equipe de transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin anunciou os nomes já definidos da estrutura do gabinete de transição governamental. Os nomes foram divulgados na tarde desta terça-feira (8) no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Setor de Clubes Esportivos Sul.
A Coordenação Executiva ficará com Floriano Pesaro e a Coordenação de Articulação Política será da presidente do PT, Gleisi Hoffmann. O ex-ministro Aloizio Mercadante recebeu a Coordenação dos Grupos Técnicos e a primeira dama eleita, a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, comandará a Coordenação de Organização da Posse.
Sem relação direta com o governo
Geraldo Alckmin também anunciou os componentes de dois grupos técnicos: o de economia e o de assistência social. Os nomes anunciados para a Economia foram: André Lara Resende, Guilherme Mello, Nelson Barbosa e Persio Arida. Já na Assistência Social estarão: Simone Tebet, Márcia Lopes, Tereza Campello e André Quintão.
“O presidente Lula deixou claro que os que vão participar da transição não têm relação direta com ministério, com governo. Podem participar, podem não participar, mas são questões bastante distintas. Esse é um trabalho de 50 dias”, frisou Alckmin na coletiva.
O vice-presidente eleito ainda listou os representantes dos partidos que compõem, até o momento, o Conselho de Transição Governamental:
Antônio Brito (PSD)
Carlos Siqueira (PSB)
Daniel Tourinho (AGIR)
Felipe Espirito Santo (PROS)
Gleisi Hoffmann (PT)
Guilherme Ítalo (Avante)
Jefferson Coriteac (SD)
José Luiz Penna (PV)
Juliano Medeiros (PSol)
Luciana Santos (PCdoB)
Wesley Diógenes (Rede)
Wolney Queiroz (PDT)
O governo de transição terá 31 Grupos Técnicos, com até quatro integrantes na coordenação, nas seguinte áreas: agricultura, pecuária e abastecimento; assistência social; centro de governo; cidades; ciência, tecnologia e inovação; comunicações; cultura; defesa; desenvolvimento agrário; desenvolvimento regional; direitos humanos; economia; educação; esporte; igualdade racial; indústria, comércio e serviços; infraestrutura; inteligência estratégica; justiça e segurança pública; meio ambiente; minas e energia; mulheres; pesca; planejamento, orçamento e gestão; povos originários; previdência social; relações exteriores; saúde; trabalho; transparência, integridade e controle; e turismo.
Também participaram da coletiva a presidente do PCdoB, Luciana Santos, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e os deputados federais petistas Rui Falcão (SP) e Reginaldo Lopes (MG).